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I Fórum Internacional da Alimentação Consciente - Ciência, Políticas e Mercado

I Fórum Internacional da Alimentação Consciente - Ciência, Políticas e Mercado

com os mais Reconhecidos Profissionais da Área de Alimentos, Marketing e Nutrição
Carga horária: 06 horas - Online em vídeo
Formato dos vídeos: Imagem dos Professores ou Slides + Voz
Fórum Gratuito com 15 Palestrantes em 14 Palestras – França – Espanha – Portugal – Itália - Brasil - inclui Certificado Digital – Certificado emitido para audiência superior a 75% do Fórum (4h30min).
Público Alvo: Profissionais das áreas de Alimentos, Alimentação, Nutricionistas, Farmacêuticos, Médicos Veterinários, Engenheiros de Alimentos, Agrônomos, Químicos, Gestores de Produtos, Profissionais de Publicidade, Comunicação e outros Profissionais da Área da Saúde e Marketing.

Descrição:
Uma vez por ano paramos para discutir a complexidade do que é vital para o homem: a alimentação. Aproveitamos para isto o Dia Internacional da Alimentação (16/10/2016).

Assuntos Abordados e Palestrantes para o dia 15/10/2016:

Palestra 01 - Paradigmas da alimentação atual: desafios políticos. (Cristina Cruz, Italia)
- Cenário global frente a pandemias/epidemiologias;
- Diretivas para a políticas de saúde global;
- Perspectivas para a próxima década.

Cristina Cruz
- É nutricionista graduada pela FCNAUP (Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto);
- Mestre em Comunicação de Ciência pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa;
- Atualmente trabalha na unidade de Comunicação de Risco da EFSA (European Food Safety Authority);
- Já passou pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge como investigadora na area de avaliação de consumo alimentar.

Palestra 02 - Determinantes socioeconômicos do comportamento alimentar. (Jean Pierre Poulain, França)
- Diagnóstico do comportamento alimentar atual;
- Significados da alimentação no contexto histórico;
- Imaginário, moda e mídia na interpretação da alimentação e do alimento.

Jean Pierre Poilain
- É um sociólogo francês;
- Professor de sociologia da Universidade de Toulouse;
- É diretor do ISTHA (Instituto Superior de Turismo, Hotelaria e Alimùentação), e anima o TAS (Turismo, alimentação e saúde) do CERTOP;
- Desde 2012 é professor titular da cadeira «Food Studies : Food, Cultures and Health», parceria da Taylor’s University de Kuala Lumpur (Malásia) e a Universidade de Toulouse 2;
- Autor dos livros Sociologia da Alimentação e Sociologia da Obesidade, dentre outros.

Palestra 03 - Contexto alimentar contemporâneo. (Filipe Sampaio Rodrigues - Portugal)
- Marketing de Alimentos;
- Caminhos dos Alimentos Saudáveis.

Filipe Sampaio Rodrigues, PhD, MSc
- Licenciado em Gestão (FEP, Porto);
- Doutorado pela Lancaster University Management School, UK;
- Experiência profissional na área de gestão e business development.
- Auditor Financeiro e consultor de empresas na Europa e América do Sul;
- Director da marca Casal da Cotovia (one of the worlds best extra virgin olive oils) (NY International Olive Oil Competition, 2013) MIGLIORI OLI MONOCULTVAR del MONDO (2012);
- Professor do IPAM (Instituto Português de Administração e Marketing).

Palestra 04 - Certificações de alimentos e processos e o mercado internacional. (Alberto Berga, Espanha)
- Exigências de qualidade do mercado internacional para transações comerciais;
- Principais diferenças entre ISO 2201, BRC e IFS;
- Dicas para revisão de processos e obtenção das certificações.

Alberto Berga Monge
- É médico veterinario;
- Director de AMB consultans, consultoria em gestão da qualidade de alimentos na Espanha;
- A AMB consultants e o professor doutorado trabalham em parceria com a Verakis no desenvolvimento profissional e empresarial na área de qualidade, inovação, auditorias e certificações de alimentos;

Palestra 05 - Mercado de Alimentos e Alimentação saudável. (Pedro Aguiar e Francisco Coelho - Portugal)
- Mercado de Alimentos;
- Alimentação saudável.

Pedro Aguiar
- Doutorando em Ciências Empresariais pela Universidade Rey Juan Carlos;
- Professor Especialista em Marketing, MBA em Marketing – Escola de Gestão do Porto, Marketing Management – Instituto Português de Marketing;
- Licenciado em Biologia – Universidade do Minho e Formação em Portugal, Alemanha, Estados Unidos, Espanha, nas áreas de Vendas, Liderança, Marketing, Estratégia, Negociação;
- Atualmente, Presidente do Conselho de Administração AH Business, SGPS, SA, CEO – Esferasaúde, CEO – Ahptus e EV tecsaúde - start-ups tecnológicas, Administrador, Vice Presidente Executivo, da AH Business, SGPS, SA e Administrador da EV Tecsaúde, SA – Holding para start-ups tecnológicas.

Francisco Coelho
- Ph.D in Marketing (2015) - University Rey Juan Carlos, Madrid, Spain;
- Master in Business Administration (2002) - University of Minho in Braga and Degree in Marketing Management from IPAM - Portuguese Institute of Marketing Management (1995), with a long business experience;
- I was an executive at a SME and managed business activities in several countries.
- Since 1998, I have developed a diverse experience in the field of applied and scientific research, taking over the coordination of applied research projects for companies and institutions such as the Metro do Porto and IVDP (Douro and Port Wine Institute);
- Since 1995, I have lectured at IPAM - Instituto Portugues de Administração de Marketing (Porto and Aveiro school), at EGP-Porto Business School;, at Fepam in Brazil, at the Polytechnic Institute of Coimbra, at the Bucharest University of Economic Studies, in Romania, among others, at undergraduate and post-graduate levels;
- My academic research interests and experience are focused in the international marketing field, with particular emphasis on the topic country-of-origin Image, and include the participation and publishing in international forums;
- I am very tech oriented, with above average competences in information technologies;
- I have also good strategic thinking ability along with an obsessive look at the future that has already happened.

Palestra 06 - Abordagem humanista, comportamental e emocional da alimentação. (Sophie Deram, Brasil)
- O comportamento humano e as novas terapias alimentares;
- Fundamentos técnicos do anti-regime;
- Principais resultados do tratamento comportamental da alimentação.

Sophie Deram
- É Nutricionista franco-brasileira;
- Doutora pela Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) no departamento de Endocrinologia;
- Ela é também Engenheira Agrônoma pela França;
- Ela é especialista em obesidade, nutrigenômica, transtornos alimentares e neurociência do comportamento alimentar;
- Ela coordena o Projeto de Genética do Programa de Transtornos Alimentares AMBULIM / Laboratório de Neurociências LIM-27 do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas - IPq – HCFMUSP;
- Sophie é autora do Best-seller "O Peso das Dietas" aonde ela denuncia o efeito contra-produtivo das dietas no apetite e no peso;
- Sophie defende a importância do prazer de comer no equilíbrio da saúde.

Palestra 07 - Alimentos do século XXI, compromisso ético, moral, ecológico, econômico. (Renata De Paoli, Brasil)
- Impactos ambientais da produção massiva de alimentos;
- Revisão de conceitos: desperdício, produção local e bem-estar animal;
- Tendência: a produção consciente e a ética de alimentos.

Renata De Paoli Santos
- Médica Veterinária e Comunicóloga;
- Pós Graduada em Marketing de Alimentos, Vendas e Consumo no Âmbito Internacional, pela Verakis (FR) /Ahptus (PT);
- MBA Executivo em Gestão de Negócios na Indústria de Alimentos, pela AVM (BR);
- Mestranda em Ciência Animal, no Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal, pela UFMG (BR);
- Atua como pesquisadora e consultora em propriedades rurais, indústrias e rede HoReCa nas áreas de Controle de Qualidade, Segurança de Alimentos, Gestão e internacionalização de projetos, Saneamento Ambiental Agroindustrial, entre outras;
- É proprietária com o marido de um bistrô, que busca, na essência do nome o aconchego e a simplicidade do ser mineiro;
- Amante de comida de verdade, defensora dos produtores rurais e dos produtos de origem animal, com todo seu contexto social, suas histórias e benefícios intrínsecos.

Palestra 08 - Como educar ciência para produtores e consumidores. (José Luiz Tejon, Brasil)
- O alimento diário;
- Ciência e tecnologia;
- Mulheres, as novas agro-produtoras do futuro.

José Luiz Tejon Megido
- É Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie, e Dr© em Pedagogia da Superação pela UDE - Universidad de la Empresa, no Uruguai.
- Professor convidado da Audencia Business School - França (Master Science em Food Management), Coordenador Acadêmico de Pós Graduação no I-UMA (Instituto de Educação no Agronegócio) - Rio Grande do Sul, Coordenador Acadêmico de Programas da FGV In Company, Coordenador Acadêmico de Pós Graduação e Coordenador do Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/SP.
Jornalista, publicitário formado pela Casper Líbero, autor e conferencista internacional.
- Presidente da TCA International em parceria com Studio Panzarani – Roma/Itália. Sócio Diretor da Biomarketing. Membro do Conselho de Entidades e de empresas privadas. Administrador com ênfase em Marketing, com especializações na Pace University de Nova Iorque; Harvard, e MIT Nos Estados Unidos. Em liderança tem especialização no INSEAD, da França. Profissional premiado com Top de marketing pela ADVB e outras entidades do segmento publicitário.
- Tem forte atuação na mídia, na educação e no universo empresarial. É comentarista da rede Jovem Pan de Rádio, articulista da exame.com, com o blog "Cabeça de líder", além de diversas mídias. Eleito pela Revista Isto É Dinheiro uma das 100 personalidades mais influentes do agribusiness.
- Foi Diretor do Grupo O Estado de S Paulo, da Agroceres e executivo da Jacto S/A. Autor e coautor de 33 livros, incluindo o novo lançamento: "Guerreiros não nascem prontos" (na lista dos Best Sellers 2016) e os Best Sellers: "O vôo do cisne", "A Grande Virada – 50 regras de ouro para dar a volta por cima", “O Código da Superação – Uma fascinante jornada além da conquista" – pela Editora Gente e "Elas: Heroínas do Por do Sol", pela Editora Perse. É reconhecido como um dos melhores conferencistas internacionais com ênfase em superação e conta com dois de seus livros já publicados na Europa.
- Tejon é considerado uma das maiores autoridades nas áreas da gestão de vendas, marketing em agronegócio, liderança, motivação e superação humana. Troféu Great Speaker Olmix em Paris, França. A partir de 1 de outubro de 2015 passou a integrar o Hall da Fama pela Academia Brasileira de Marketing e recebeu o Prêmio Destaque Imprensa pela AEASP em 2016.
- Professor, conferencista Top of Mind de RH.

Palestra 09 - Mercado de food service no Brasil: desafios e oportunidades. (Sérgio Molinari, Brasil)
- A transformação do Foodservice no Brasil o primeiro ciclo de crescimento e estagnação;
- O “consumidor plural” e o desafio de captura e retenção;
- Um mercado com 1 milhão de players, oportunidades e desafios.

Sergio Molinari
- Administrador pela PUC-SP;
- Sócio-fundador da Food Consulting e da Food Experts;
- Conselheiro estratégico, Consultor, Pesquisador e Palestrante, especialista no mercado de Foodservice;
- Criador e professor dos cursos sobre Foodservice na ESPM;
- Criador e sócio do Painel Nacional de Operadores de Foodservice;
- Parceiro estratégico da ABIP (Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria), ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores), ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e do SEBRAE;
- Conselheiro da SBVC - Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo;
- Membro do NRA – National Restaurant Association;
- Ex-executivo de: Bunge, Sadia, 3 Corações, Ceval, Nielsen, Supermercado Moderno.

Palestra 10 - Cultura de segurança de alimentos: a sinergia necessária entre recursos humanos e área técnica. (Ellen Lopes, Brasil)
- As diferentes dimensões da cultura organizacional e da cultura de segurança de alimentos;
- Fatores visíveis e invisíveis que impactam a cultura;
- Diagnóstico – implementação.

Ellen Lopes
- Fundadora e Diretora Executiva da Food Design;
- É Mestre em Ciência dos Alimentos pela FCF-USP;
- Especialista na implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade integrando GMP, HACCP e ISO 9000;
- É auditora líder para Sistema da Qualidade ISO 9000, reconhecida pelo National Registration Scheme for Assessors of Quality Systems - Institute of Quality Assurance do Reino Unido, com transição para ISO 9000:2000 reconhecida pela IATCA - International Auditor and Training Certification Association.

Palestra 11 - Comunicação, educação e boas práticas de alimentação. (Marina Pechlivanis e Juliana T. Grazini dos Santos, Brasil e França)
- O poder estratégico da comunicação no imaginário do “certo e errado”;
- As redes sociais e sua força mobilizadora e educadora, para bem e para mal;
- Dicas práticas para uma campanha de comunicação saudável e sustentável.

Marina Pechlivanis Koutsantonis –MSc
- Graduada em Comunicação Social (1992) é mestra em Comunicação e Consumo (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
- Experiência profissional de 20 anos na área de Comunicação e Promoção, com destaque para ações em Gifting.
- Sócia-diretora da Umbigo do Mundo.
- Livros publicados nas categorias poesia, literatura infanto-juvenil, organização de citações e negócios.
- Artigos em revistas, jornais e sites sobre marketing, promoções e publicidade.
- Palestrante em escolas, universidades e eventos do mercado de comunicação.

Juliana T. Grazini dos Santos
- Nutricionista;
- Mestre em Ciências aplicadas à pediatria pela Unifesp;
- Doutorado em Informação e Comunicação pela Universidade de Paris;
- Presidente da Fundação Francesa – Verakis;
- Coordenadora do Curso de Especialização em Marketing de Alimentos, Vendas e Consumo no âmbito internacional na Europa;
- Consultora na área de marketing e negócios internacionais na área de alimentos;
- Foi consultora do Ministério de Relações Exteriores da França, para informações relacionadas à formação de profissionais da área da saúde na França e Brasil.

Palestra 12 - Tendência de Alimentos: Wrap up das feiras europeias. (Marina Pechlivanis, Juliana T. Grazini dos Santos e Caio Grimaldi, Brasil, França e Brasil)
- Adequações da indústria: ciência e mercado;
- O que o mercado dita e o que o mercado pratica;
- TOP 10 da alimentação coerente.
Observação: Esta palestra ao vivo não é suportada por tablets e celulares. Apenas em Computadores.

Marina Pechlivanis Koutsantonis –MSc
- Graduada em Comunicação Social (1992) é mestra em Comunicação e Consumo (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
- Experiência profissional de 20 anos na área de Comunicação e Promoção, com destaque para ações em Gifting.
- Sócia-diretora da Umbigo do Mundo.
- Livros publicados nas categorias poesia, literatura infanto-juvenil, organização de citações e negócios.
- Artigos em revistas, jornais e sites sobre marketing, promoções e publicidade.
- Palestrante em escolas, universidades e eventos do mercado de comunicação.

Juliana T. Grazini dos Santos
- Nutricionista;
- Mestre em Ciências aplicadas à pediatria pela Unifesp;
- Doutorado em Informação e Comunicação pela Universidade de Paris;
- Presidente da Fundação Francesa – Verakis;
- Coordenadora do Curso de Especialização em Marketing de Alimentos, Vendas e Consumo no âmbito internacional na Europa;
- Consultora na área de marketing e negócios internacionais na área de alimentos;
- Foi consultora do Ministério de Relações Exteriores da França, para informações relacionadas à formação de profissionais da área da saúde na França e Brasil.

Caio Grimaldi
- Sócio-fundador da UDM&Co, consultoria de planejamento de comunicação;
- Como executivo de negócios, atuou por 25 anos em posições de liderança no mercado brasileiro em empresas multinacionais e nacionais no segmento de consumo de massa e em prestação de serviços;
- MBA pela BSP-SP/Universidade de Toronto, é graduado em Administração de Empresas pela FEAUSP e em Comunicação Social pela ESPM-SP.

Palestra 13 - Bônus - Case e Estratégias de Marketing. (Marina Pechlivanis e Juliana T. Grazini dos Santos, Brasil e França)
- Case Food;
- Estratégias de Marketing e muitas ideias;

Juliana T. Grazini dos Santos
- Nutricionista;
- Mestre em Ciências aplicadas à pediatria pela Unifesp;
- Doutorado em Informação e Comunicação pela Universidade de Paris;
- Presidente da Fundação Francesa – Verakis;
- Coordenadora do Curso de Especialização em Marketing de Alimentos, Vendas e Consumo no âmbito internacional na Europa;
- Consultora na área de marketing e negócios internacionais na área de alimentos;
- Foi consultora do Ministério de Relações Exteriores da França, para informações relacionadas à formação de profissionais da área da saúde na França e Brasil.

Marina Pechlivanis Koutsantonis –MSc
- Graduada em Comunicação Social (1992) é mestra em Comunicação e Consumo (2008) pela Escola Superior de Propaganda e Marketing.
- Experiência profissional de 20 anos na área de Comunicação e Promoção, com destaque para ações em Gifting.
- Sócia-diretora da Umbigo do Mundo.
- Livros publicados nas categorias poesia, literatura infanto-juvenil, organização de citações e negócios.
- Artigos em revistas, jornais e sites sobre marketing, promoções e publicidade.
- Palestrante em escolas, universidades e eventos do mercado de comunicação.

Palestra 14 - Bônus - O metabolismo humano e as novas tendências de alimentação. (Murilo Pereira, Brasil)
- Principais avanços da ciência no entendimento do metabolismo humano;
- O papel funcional da alimentação e principais benefícios;
- Novos alimentos: grandes tendências para o mercado.

Murilo Pereira
- Nutricionista pela Universidade Federal de Pelotas;
- Mestre em Ciência dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde cursou Doutorado;
- Foi coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário Estácio em Florianópolis-SC (2006-2012);
- Atualmente é professor da pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional do Instituto VP Consultoria Nutricional;
- Coordenador geral de ensino técnico profissionalizante e coordenador do curso de Nutrição no Centro Universitário do Instituto de Educação Superior de Brasília - IESB/Distrito Federal;

Como assistir:
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